sexta-feira, 18 de março de 2011

Hortelã

A úlcera péptica causa danos e desconforto ao estômago, e acomete cerca de 10% da população mundial, principalmente indivíduos com idade entre 30 e 70 anos. Seu desenvolvimento está fortemente relacionado com a digestão alimentar, que ocorre quando há, por exemplo, sobreposição de fatores que agridem a mucosa gástrica – ácido clorídrico e pepsina – em relação aos fatores que a protegem – muco e bicarbonato.
Estudo realizado pela Unicamp aponta que a hortelã pode ser usada para aliviar os sintomas de pessoas que sofrem com úlcera. A bióloga Christiane Takayama testou um óleo essencial da espécie Hyptis spicigera, popularmente conhecida como catirina, hortelã, cheirosa ou cheirosa-de-espiga. O óleo, que ainda precisa de mais testes antes de se comercializado, conseguiu inibir praticamente em 100% a formação da lesão ulcerativa.
O óleo aumenta a produção do muco gástrico, a camada responsável por proteger o estômago contra o suco gástrico. Esse contém pepsina e ácido clorídrico, os quais maltratam a mucosa estomacal, provocando as úlceras. Ao aumentar o muco, o óleo conseguiu defender o órgão contra a formação de lesões ulcerativas, não somente reduzindo-as, mas também impedindo a sua formação.
“Foi um resultado encorajador”, comemora Takayama. Segundo a pesquisadora, não existia na literatura científica provas cabais dessas atividades benéficas da hortelã. “O que havia era apenas indicação popular, contudo nenhum estudo comprobatório desse potencial do óleo”, completa.
O composto mostrou características antioxidante, capaz de abrandar a formação de espécies reativas de oxigênio por mecanismo de transferência de hidrogênio. E também forte potencial de cicatrização, conseguindo reduzir praticamente em 90% a área da lesão de úlcera nos animais.
Fonte: Jornal da Unicamp, 10 de março de 2011/ Rádio Novo Tempo

Reflexao sobre a semana que passou

Boa tarde, espero que todos tenham desfrutado das bencoes que nosso Deus nos concedeu durante a semana que esta chegando ao fim. Se vc nao conseguiu perceber as realizacoes do Senhor em sua vida e hora de parar e pensar. Relembre os sorrisos que vc recebeu, os pequenos atos de carinho, a comida e a agua que nao lhe faltaram. Enfim, ate o que vc fez por alguem foi bencao, veja que o Soberano escolheu vc para ajudar outros. Sei que essa vida nao tem sido facil para ninguem, mas nao vale desistir e importante persistir rumo ao alvo. Ate mesmo o rei Davi reconheceu que nao era nada para que Deus fizesse dele o que fez. Vamos confiar, agarrar naquela pontinha de esperanca que ainda resta. E tempo de louvar, amar, perdoar, conhecer, lutar pelos nossos objetivos. Portanto, louve a Deus e peca sabedoria nos momentos dificeis; ame de todo coracao e diga isso as pessoas amadas; perdoe quem te feriu nao importa quem seja,; dedique-se aos estudos, conhecimento e base para todas as decisoes da vida; lute por aquilo que e importante em sua vida, mas lembre-se nao destrua os ideais dos outros, eles tambem tem seu lugar no mundo. Por fim, seja feliz sem se importar com os fracassos, com as perdas, olhe para frente e siga sem olhar para tras. Recomeco e palavra chave para o sucesso e nao tem receita magica para acontecer, basta vc querer!


SE tiverem um tempinho oucam a musica do link abaixo, essa e a melhor maneira de resolver seus problemas:  orar pelos que te cercam. Oracao intercessoria tem poder de cura interna!!!!!!!

Um otimo fim de semana!!!!!!!!!!!!!!!!!




http://www.youtube.com/watch?v=EN3D0Carn3U